Procurar no site


Webnode

Contatos

Capoeira Berimbau Brasil
R. do Borgado, 117-CEP 03727-090 Jd Castelo - São Paulo - SP

Contato: (11) 6228-8913

E-mail: mestrejoaocoquinho@hotmail.com

LUTAS E CONQUISTAS

Hoje o Berimbau Brasil é um fato que não pode deixar de ser considerado no mundo da capoeira, pois, nesses 12 anos que completaremos no próximo dia 18 de outubro, semeamos a amizade, paz, compartilhamento, respeito, valor aos Mestres, tradição, fundamento, participação, compreenção, democracia, incentivo, fé em Deus, inclusão social, fomento à criação, integração com a criança, jovens e adolescentes, valor às questões da mlehor idade, acessibilidade, e outros também não menos importante.

Os motivos expostos acima, já por si uma grande luta... a luta por sobrevivência... pois, nesses anos, assistimos muitos grupos de capoeira enormes se diluirem se não pela ganância, pela arrogância e desreito aos trabalhos mais himildes. Mas o que observamos é que não basta ter quantidade, mas sim qualidade. E isso é um fato importante que não deve ser desconsiderado.

A capoeira mudou e ao nosso ver para melhor. O social está mais arrojado e mais presente nas ações dos Mestre de Capoeira e o foco na questão cultural está mais presente.

No próximo dia 05 de dezembro, faremos nosso 35º batizado, troca de cordões e formaturas. Uma luta ineterrúpta por 12 anos,sem tutubiar e sem vacilar. Nesse período, atuamos muito na cidade de Guarulhos - SP. Participamos de vários campenonatos e torneios e muitos ganhamos e muitos perdemos, mas todos com o mesmo valor que a participação.

Em Guarulhos temos três núcleos: Dois nos Pimentas liderados pelos Formados Pé de Ventos e Orion e no Jardim Álamo com o Contra Meste Bahiano.

Na cidade há grandes Mestres e Grandes Trabalhos evolvidos, inclusive na organização e administração da Capoeira com a Liga Guarulhense de Capoeira:

Associação de capoeira Arte Negra - Mestre Lapa

Associação de Capoeira Negro Fujão - Mestre Pererê

Assocaição de Capoeira Filhos da Arte Negra - Mestre Fagundes;

Associação de Capoeria Quilombo dos Palmares - Mestre Peixe;

Associação de Capeora Cantorias do Mar - Mestre Ivanildo;

Associação de Capoeira Fihos de Angola - Meste Adelson;

Associação de Capoeira Missões - Mestre Curió

Associaão Braileira de Árbitros de Capoeira - ABAC - Professor Sidnei

Associação de Capoeira Nego da Vila - Mestre Ivo

Associação de Capoeira Navalha Dourada - Mestre Ivaldo e Prof.Paulinho

Associação de Capoeira Dobrão de Ouro - Mestre Gigante

Associação de Capoeira São Bento Me Chama - Mestre Talismã

Associação de Capoeira Gunga Dourado - Mestre Edson

Associação de Capoeira E.C.E. Brasil - Mestre Dinho

Associação de Capoeira Arco Iris - Mestre Wires

Associação de Capoeira Rosa Baiana - Mestre Mirão (in memorian), Mestre Edson

Associação de Capoeira Kamugerê - Mestre Reinaldo (Kamundongo)

 

 

O Mestre João Coquinho

 Mestre João Coquinho

Sexo: Masculino

Signo astrológico: Touro

Profissão: Mestre de Capoeira

Local: São Paulo : São Paulo - SP : Brasil

Quem sou eu

Mestre João Coquinho, 48 anos, nascido na Cidade de Central, sertão da Bahia, começou capoeira por volta de 10 anos de idade com um viajante chamado Zé do Bode. Em 1976 veio pra São Paulo e ingressou na Associação Berimbau de Ouro com o Mestre Zé Lino formado do Mestre Grande do Grupo Dois de Ouro no Taboão da Serra - SP. Em 1980, Continuei meu aperfeiçoamento na Lagoa do Abaeté no Tatuape - São Paulo - SP com o Mestre Roberto O'Itabuna. Em 18/10/1988, montei o Grupo de Capoeira Berimbau Brasil. O Grupo está dividido em núcleos: Em Guarulhos com o Contra Mestre Bahiano (Jardim Álamo) e nos Pimentas com o Formado Pé de Vento e Orion. O Grupo Hoje possue em torno de 300 inscritos.

Com nome de batismo de João Benício Silva Gomes, Bacharel em Ciências Contábeis e Pós graduado em Controladoria, é também servidor público há 20 anos de didicação

no atendimento aos paulistanos e através do projeto Berimbau Brasil, dedica a sua atenção às crianças, jovens e adolescente da periferia de São Paulo, Guarulhos e Franscisco Morato.

No âmbito pessoal, tem em seus planos atuação como Professor Universitário nas áres de seu conhecimento.

Pesquisa atualmento as entidades do Terceiro Setor, o qual abordou em sua monografia de conclusão da Pós e oferece apoio estratégico/administrativo/contábil/financeiro  para essas entidades (projetos, licitações, prestação de contas, certificações e certidões, estatutos, eleições, alterações, enquadramentos e outros).

Também atua no apoio ao microempreendedor individual.

Em nossas vidas nos deparamos com muitos ídolos, ídolos esse que alimentam a nossa alegria e satisfação, transformando-os em espelhos para referenciar o nosso crescimento. Todo mundo tem ídolos.
Na minha formação pude contar com muitos... privilégio.... hs hs hs.... são eles:
Meu avô, Constantino Gonçalves da Silva... com sua paciência e sabedoria....
Minha Avó, Afra Batista da Silva... com sua severidade e serenidade, misturado com bondade, onde contribui e em muito com a educação de todos os membros da família.
Meu Pai, Benício Silva Gomes.... esse contribuiu em muito até o Bom Deus o levou.
Minha Mãe, Jovelina Batista Silva... com sua perspicácia e objetividade valorizado o ambiente familiar e a vida como um todo...
Meus irmãos... perseverança, coragem, união, amor pela família, cultura, e o órgulho de ver todos formados... são dez...